- Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
- Avatar
- Amor sem Escalas (Up in the Air)
- Distrito 9 (District 9)
- Preciosa (Precious: Based on the novel "Push" by Sapphire)
- Educação (An Education)
- Up - Altas Aventuras (Up)
- Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)
- Um Homem Sério (A Serious Man)
- Um Sonho Possível (The Blind Side)
Guerra ao Terror, apesar de ser o favorito, não me convenceu tanto assim. Confesso que esperava mais do roteiro, que também achei um pouco limitado. Nem a história nem o final supostamente surpreendente chegaram a me fascinar. Não sou realmente um grande fã de filmes de guerra, mas sei reconhecer quando um deles é bom. Guerra ao Terror é apenas razoável para mim, ficando atrás de muitas outras produções do gênero, mais grandiosas e melhores.
Meu Favorito:
Eu devo admitir que Amor sem Escalas realmente me surpreendeu. Para começar, acredito que esse seja o melhor roteiro do ano. A forma como o filme trata da modernização das demissões, com uma empresa contratada apenas para demitir os empregados, é fantástica. As atuações estão discretas, mas também maravilhosas. Tanto Clooney, no papel do homem solitário que adora seu emprego por não ter que ficar em casa, quanto Vera Farmiga como sua bondosa e sedutora amante e Anna Kendrick como a novata ansiosa e um tanto desastrada estão praticamente perfeitos em seus papéis. O filme tem passagens memoráveis e conta com depoimentos verdadeiros de pessoas que passaram pela angústia de ser demitidos já em uma idade mais avançada.
Os dois filmes favoritos ao Oscar não me surpreenderam o bastante para que os considerasse os melhores do ano. Avatar, é claro, tem os efeitos especiais mais surpreendentes que eu já vi, mas também tem um roteiro muito simples e, na realidade, não passa de uma diversão de nível mediano. Acredito que o 3-D foi um dos principais responsáveis pela fascinação com essa produção. Outros dos concorrentes que considero de peso nessa disputa são Preciosa, que é um filme maravilhoso, com interpretações muito comoventes, e Bastardos Inglórios, que também tem grandes chances de levar o prêmio de Melhor Roteiro, além de Melhor Ator Coadjuvante para o excelente Cristoph Waltz. Apesar de minha opinião divergente, acredito que a estatueta ficará mesmo com Guerra ao Terror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário